quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lula não aprendeu a conviver com a oposição

Mesmo no final do seu mandato Lula não consegue conviver com quem diverge dele, com quem não está com ele, com quem não idolatra o governo que fez tudo o que ninguém tinha feito desde quando o primeiro índio aqui pisou (nem vou citar Cabral). Lula vai passar a faixa presidencial para Dilma Rostock sem aprender que, na democracia, existem os opostos, aqueles que concordam e discordam, aqueles que apóiam e os que opõem. Só em ditaduras como a cubana, chinesa e iraniana que existe só o lado do governo e quem discorda tem dois caminhos: ou vai preso, ou é morto. Talvez seja por isso que Lula adore visitar Cuba, China e Irã. Vai ver quando ele passa por lá deve sentir uma coceirinha na mão e vontade de usar a caneta e mandar todo mundo que se opõe ao seu governo para a cadeia.

Hoje ele esteve ao lado de Dilma no Palácio do Planalto. Lula não deixou que sua sucessora falasse sozinha. Ele tinha que dar um pitaco. E, como sempre, em todos os pitacos, Lula falou bobagem. Ele falou a bobagem de sempre: a oposição raivosa. Ele acha que a oposição foi raivosa? Veja a mentira que Lula disse hoje sobre a oposição: Queria pedir a compreensão que, dentro do Congresso Nacional, a nossa oposição não faça contra Dilma a política que fez comigo, a política do estômago, a política da vingança, do trabalhar para não dar certo. Lula é um mentiroso. Se a oposição fosse raivosa como ele fala teria pedido o impeachmeant dele quando o marqueteiro Duda Mendonça afirmou que recebeu grana da campanha lulista de 2002 no exterior. Aliás, se a oposição fosse realmente raivosa como ele fala seria parecida com a oposição que Lula liderou até 2002. Ou será que a gente esqueceu do Lula em cima do trio elétrico ao lado do José Dirceu, do Vicentinho e do Brizola descendo o sarrafo em todos os governos desde 1985? Uma pergunta que algum jornalista teria feito a Lula: "Presidente, me responda uma coisa: o Lula presidente queria ter uma oposição liderada pelo Lula opositor?" É preciso sim esfregar na cara dele sua história de opositor raivoso, de quem torcia para que tudo desse errado nos governos.

A oposição trabalhou para não dar certo? Hummm... O Lula opositor trabalhou dia e noite para minar os projetos dos governos que ele fazia oposição. Lula foi contra o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal, a CPMF. Sim, o mesmo Lula que queria de volta o dinheiro da CPMF estava gritando contra o imposto quando este estava sendo implantado. Tem uma matéria do Estadão publicada em 2008 que mostra que Lula ligou diversas vezes para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tentando fazer um acordo com a oposição quando o mensalão estava no auge.

Se Lula não aprendeu a conviver e respeitar a oposição nestes oito anos de presidência não vai ser no seu apartamento em São Bernardo do Campo que ele vai respeitar a voz de quem se opõe ao seu governo ou da sua sucessora. Eu não duvido que quando Dilma tomar posse ele não vá buscar um microfone para defender sua pupila e atacar a oposição. Ainda mais agora que a oposição conquistou governos de Estados importantes. Isso deve deixar Lula fulo de raiva.

Nenhum comentário: