quarta-feira, 3 de novembro de 2010

É duro ouvir candidato eleito

Depois que passa a eleição o duro é ouvir candidato vitorioso. Bem, já não é mais candidato e sim eleito. Presidente eleito (ops, presidente eleita), governador eleito, deputado eleito. Os vitoriosos aparecem na televisão aos montes agradecendo a tudo e a todos pela vitória e já prometendo o que farão a partir do dia 1º de janeiro. Parece que o cansaço de meses de campanha nem faz efeito. É aquela empolgação, animação, ferveção.

O governador eleito Marconi Perillo já fez promessa para o dia 1º de janeiro de 2011: reabrir o Centro Cultural Oscar Niemeyer. Não conhece este centro cultural? Foi uma obra milionária que teve o projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer (e como nós somos criativos colocamos o nome do arquiteto de Brasília na obra) e inaugurado pelo mesmo Marconi em 2006. De 2006 até 2010 o centro cultural que fica no cruzamento da BR-153 com 1 GO-020 em Goiânia ficou fechado. O sucessor de Marconi no governo e antigo aliado Alcides Rodrigues não teve competência para manter o lugar aberto e contribuir para a cultura goiana. Deixou como estava desde a inauguração.

O Diário da Manhã de hoje fala que Marconi deu uma entrevista no Jornal do Meio Dia da TV Serra Dourada ontem. Prometeu mais uma vez (tinha feito a mesma promessa um dia antes no Jornal Anhanguera 2ª edição da TV Anhanguera) entregar o Centro Cultural Oscar Niemeyer nos primeiros dias do governo. Desta vez o governador eleito disse que o centro cultural será aberto sim no primeiro dia do ano que vem e já com exposição do artista plástico Siron Franco. Espere um pouco. Um centro cultural que ficou quatro anos fechado tem condições de receber alguma exposição? Não era melhor fazer uma avaliação do local, qual reparação precisa ser feita, o que precisa ser concluído de fato para que o local possa ser usado de forma correta, segura e em perfeitas condições para que a cultura goiana seja exposta e admirada pela população? Se Marconi Perillo conseguir organizar a exposição de Siron Franco no dia 1º de janeiro tudo bem. O problema vai ser se esta exposição for a primeira e a única do centro cultural.

Marconi disse a respeito da obra: Acho que aquele prédio é simbólico. Aquela obra é monumental, colocou Goiás no contexto mundial pela beleza, pela importância desse projeto, desse respeito à Goiás, e também por ser uma obra de Oscar Niemeyer. Vai ver essa fala é fruto da empolgação de Marconi depois de vencer Iris Rezende mais uma vez. Mas ele precisa ter muito cuidado com o que fala. Marconi inaugurou uma obra inacabada e seu sucessor não teve capacidade de concluí-la. Que contexto mundial tem essa obra, cara pálida? O único símbolo dela é o fim do Tempo Novo.

O dia 1º de janeiro vai ser muito interessante. Não somente pela posse da primeira mulher como presidente do Brasil, mas a posse de Marconi também vai ser muito interessante. Aguardemos a exposição de Siron Franco. E aguardemos também a outra que virá em seguida.
Aquela obra é monumental, colocou Goiás no contexto mundial pela beleza, pela importância desse projeto, desse respeito à Goiás, e também por ser uma obra de Oscar Niemeyer. Realmente é duro ouvir candidato eleito.

Nenhum comentário: