quinta-feira, 19 de março de 2009

A crise está aqui

Na Folha:

A crise levou o governo a rever suas projeções para este ano. Agora, espera crescimento menor, com queda de arrecadação e menor aperto fiscal.
A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto cairá de 3,5% para 2%, ainda acima das estimativas do mercado, de 0,59%. A arrecadação de tributos federais, em forte queda no primeiro bimestre, deverá ficar R$ 35 bilhões abaixo do previsto no Orçamento aprovado para este ano, apurou a Folha.
Com menos dinheiro em caixa, o governo decidiu buscar um superávit primário (a parcela das receitas destinada ao abatimento da dívida pública) menor neste ano, o que também contribui para injetar mais dinheiro na economia. A meta deverá cair de 3,8% para algo mais próximo a 3,3% do PIB. Para isso, deverá usar um mecanismo avalizado pelo FMI que permite abater da meta o equivalente a 0,5% do PIB em despesas com obras prioritárias em infraestrutura.
Leia mais aqui.

Eu lembro do sorrisinho dos petralhas quando a crise econômica estava assolando os países desenvolvidos. Tantos textos dizendo que a culpa era do neoliberalismo (Ah, esquerda que sempre adora estes discursos que cheiram mofo). Lula sempre dizia que a crise não chegaria ao Brasil e se chegasse, seria como uma marolinha. Sempre critiquei a maneira como os cupanheros trataram a crise. Agora ela está aqui, no meio de nós.
Se fosse em outros tempos seria pedido a cabeça do presidente. Mas Lula comanda aqueles que fazem estas manifestações. Os peleguinhos já tem o discurso pronto de que a crise não é nossa. Lula manda os peleguinhos deitarem e eles deitam. Lula manda os peleguinhos fingirem de morto e eles fingem de morto. Já imaginou se Fernando Henrique Cardoso falasse que o apagão no ano de 2001 era só uma marolinha ou que a culpa era de São Pedro que não mandou chuva para encher os reservatórios das usinas? Vixe Maria, que barulho ouviríamos. Mas Lula pode fazer chacota da pior crise econômica desde 1929. Lula pode porque tem os peleguinhos na mão. Os peleguinhos que pediriam a cabeça do presidente que fizesse chacota da crise são os que fazem tudo o que Lula manda.

Nenhum comentário: