quinta-feira, 18 de junho de 2009

Iris estava errado

Durante a campanha do ano passado o prefeito Iris Rezende mostrou uma Goiânia maravilhosa (por causa dele, é claro) e que precisava de mais quatro anos para continuar as maravilhas. Tudo era perfeito na sua propaganda. Desde a saúde até a educação passando pelo trânsito. Vejam a reportagem assinada por Pablo Santos e publicada no Hoje:

Goiânia é a 11ª cidade com mais dificuldade de deslocamento entre as capitais brasileiras. Quando a lista é aumentada para 164 cidades em todo o mundo, Goiânia aparece em 34º. Os dados fazem parte do estudo realizado pelo arquiteto Valério Medeiros, como tese de doutorado pela Universidade de Brasília (UNB). Para Valério, as cidades brasileiras, incluindo Goiânia, são verdadeiros labirintos.

De acordo com o estudo, a capital planejada por Attilio Corrêa Lima perde para cidades como Cuiabá, Brasília, Recife e até mesmo sua antecessora, a Cidade de Goiás. Ainda dentro do Estado, a locomoção em Pirenópolis e Anápolis também está à frente de Goiânia quando se trata de acessibilidade.

Valério diz que o estudo foi feito ao se utilizar mapas das cidades, onde foram traçados todos os trajetos possíveis de se fazer. Tais informações foram inseridas em um programa de computador que fez os cálculos de matrizes matemáticas, gerando o índice. “A intenção foi ver o grau de facilidade de deslocamento dentro dessas cidades. Ver como os desenhos das ruas da cidade ajudam em seu deslocamento”.
Leia mais aqui.

Pois é. O trânsito de Goiânia não é uma maravilha. É um pesadelo, um terror. É difícil se deslocar por aqui. As ruas são estreitas demais e não conseguem suportar a quantidade crescente de carros. Falta planejamento global sim, mas falta o prefeito parar de achar que tudo aqui é maravilhoso e começar a agir. Será que Iris Rezende vai agir? É bem capaz da sua candidatura ao governo ter mais prioridade do que acabar com o labirinto que virou o trânsito de Goiânia.

Nenhum comentário: