domingo, 26 de julho de 2009

FOLHA DE SÃO PAULO

Defesa de Sarney e governo tira suplentes do ostracismo
Em tempos de crise, os suplentes de senadores estão na linha de frente da defesa do presidente José Sarney (PMDB-AP) e do governo na CPI da Petrobras. Antes discriminados, eles passaram a ser bajulados e a ocupar cargos de destaque na Casa. Leia mais aqui.
Fisco rastreia laranjas em negócios dos Sarney
A Receita Federal começou a rastrear a movimentação financeira de pessoas apontadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal como laranjas usados pela família Sarney para ocultar a propriedade de empresas e praticar lavagem de dinheiro, de acordo com dados do fisco aos quais a reportagem teve acesso. Leia mais aqui.
Conselho Nacional do Café doou além do permitido nas eleições
Mesmo com um "faturamento zero", segundo seu presidente, Gilson Ximenes, o CNC (Conselho Nacional do Café) doou R$ 286 mil a cinco deputados federais e um senador em 2006. O repasse foi possível graças a uma triangulação: o CNC recebeu de cooperativas de cafeicultores e passou o dinheiro para os candidatos. Dois deles ocuparam cargos na diretoria do CNC nos últimos anos. Leia mais aqui.
Zelaya aliena sua frágil base em Washington
Ao insistir na ação midiática que foi a tentativa de entrar por terra em Honduras na sexta, o presidente deposto Manuel Zelaya irritou tanto o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, como o mediador da crise hondurenha, o presidente costa-riquenho Óscar Arias, e o Departamento de Estado norte-americano. Leia mais aqui.
País não terá risco eleitoral em 2010, diz presidente do Itaú
Para o banqueiro Roberto Setubal, presidente-executivo do Itau Unibanco, o mercado financeiro não vê nenhum risco nas eleições presidenciais do ano que vem. "O Brasil adquiriu um nível alto de maturidade política e de equilíbrio econômico." Sobre uma eventual disputa para a Presidência entre o governador José Serra e a ministra Dilma Rousseff, afirmou: "Os dois têm a mesma qualidade de serem firmes em suas convicções e seus credos". Leia mais aqui.

Nenhum comentário: