segunda-feira, 27 de julho de 2009

ESTADÃO

Expulsão de servidores públicos por corrupção bate recorde
No mês passado, o governo bateu seu recorde de expulsões de servidores públicos por envolvimento em atos de corrupção dentro da administração federal. Ao todo, 43 funcionários foram afastados definitivamente da máquina pública, elevando para 2.179 o número de expulsões de servidores feitas pelo governo desde 2003. Leia mais aqui.
2010 ameaça blindagem de Sarney
A uma semana do fim do recesso parlamentar, o cerco em torno do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), começa a se fechar com o aumento da pressão para que ele renuncie ao comando da Casa. Aliados de Sarney avaliam que as férias dos senadores fragilizaram ainda mais a situação do peemedebista. Afinal, 54 senadores - dois terços do total de 81 parlamentares - vão disputar as eleições em 2010 e retornam na semana que vem de suas bases com cobranças de eleitores, como a contratação do namorado da neta de Sarney por ato secreto, como relevou o Estado. Leia mais aqui.
Oposição torce por racha entre Lula e petistas
Enquanto se prepara para ir ao Conselho de Ética contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a oposição torce por um racha entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a bancada do PT na Casa. A nota distribuída pelo líder petista Aloizio Mercadante (SP) no fim da semana passada, voltando a pedir que o peemedebista se licencie do cargo, deu fôlego ao plano de manter a crise acesa até que termine o recesso parlamentar. Leia mais aqui.
Cansaço abate defensores de Zelaya
Após quatro dias de mobilização para tentar chegar à fronteira com a Nicarágua, partidários do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, mostravam ontem sinais de desânimo. Impedidos pelos bloqueios policiais de encontrar-se com o líder, muitos já buscavam meios para abandonar o ponto de maior concentração da "resistência" ao golpe militar do dia 28, em El Paraiso, a cerca de 20 quilômetros da cidade fronteiriça de Las Manos. Leia mais aqui.

Nenhum comentário: