quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Habeas corpus para mensaleiros

Vejam o que saiu na Folha online do dia 18 de julho de 2005:

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, concedeu o habeas corpus preventivo ao ex-secretário-geral do PT, Silvio Pereira, e ao ex-secretário de finanças, Delúbio Soares, que depõem nesta semana na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Correios. Pereira responde às perguntas dos integrantes amanhã enquanto Delúbio será inquirido na quarta-feira. Ambos pediram para depor na CPI na condição de investigados.

A exemplo do que fez o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, Delúbio e Silvio Pereira entraram com pedido de habeas corpus para deporem como investigados e não como testemunhas na CPI. Como investigados, eles podem se recusar a assinar o termo de compromisso de falar toda a verdade do que lhes for perguntado na comissão.

O habeas corpus vai permitir que eles não assinem o termo de compromisso e se recusem a responder a qualquer pergunta que considerarem incriminatória sem correrem o risco de serem presos. Silvio Pereira vai depor na CPI nesta terça-feira, já Delúbio vai prestar depoimento na quarta-feira.

Delúbio e Silvio Pereira são acusados de envolvimento no suposto esquema de pagamento de mesadas a deputados, o chamado "mensalão", em troca de apoio ao governo no Congresso.

O ex-tesoureiro do PT vive um momento ainda mais delicado, do ponto de vista político. Sua entrevista no sábado para o "Jornal Nacional" teve repercussão internacional e levou a deputados federais do próprio PT a pedirem sua expulsão. Amanhã, a nova Executiva nacional do partido se reúne para, entre outros itens, discutir a permanência do ex-tesoureiro na legenda.

Nesta entrevista, Delúbio admite que o partido utilizou "caixa 2" em algumas de suas campanhas eleitorais. O ex-tesoureiro ainda confirmou que montou um esquema de empréstimos com o empresário Marcos Valério de Souza, apontado como um dos operadores do "mensalão", que se tornou o credor da legenda.


Será que Nelson Jobim nesta época foi alvo de críticas assim como Gilmar Mendes? Não me lembro de nenhuma entidade pedir a cabeça de Jobim. Aliás, não podemos nos esquecer que este mesmo Nelson Jobim que ajudou os petralhas mensaleiros recebeu uma boa recompensa: hoje ele é ministro da Defesa.
Por que será que não pediram a cabeça de Nelson Jobim quando concedeu habeas corpus para Delúbio Soares e Silvio Pereira?

Nenhum comentário: