quarta-feira, 30 de julho de 2008

"Vergonha é ser ignorante"

Nas suas memórias o ex-presidente Juscelino Kubitscheck ressalta a influência de sua mãe, Dona Júlia, na sua formação. Ela era professora primária na cidade de Diamantina, interior de Minas Gerais, e tinha que se virar para cuidar dos seus dois filhos ainda mais depois da morte de seu marido. No começo do século XX o salário do professor era uma mixaria e continua sendo 100 anos depois.
JK fala do esforço da sua mãe em garantir os estudos dos filhos. Dona Júlia falava que deixaria como herança a educação. Ela dizia que não era vergonha ser pobre, mas sim ser ignorante. O ex-presidente teve uma origem humilde, mas isso não o impediu de estudar, de se esforçar ao máximo para garantir a sua formação. Vale a pena ler as memórias de JK.
Mas por que estou falando disso? Porque hoje a Folha de São Paulo noticia que Lula foi aplaudido em Salvador ao dizer que não tinha diploma universitário. Lula valoriza a ignorância. Lula fala mais uma vez que não é necessário estudar. Muitos podem dizer que isso é preconceito contra um pobre metalúrgico que chegou à presidência do seu país. Este discurso de preconceito contra Lula não cola. É puxasaquismo ou falta de vergonha na cara.
Pouca gente ressalta que JK também veio de uma família humilde. Mas, o ex-presidente não se fez de vítima. Ele foi lá e fez. Ele foi lá e estudou. Lula também veio de uma família humilde, mas poderia muito bem terminar seus estudos. Oportunidade ele teve de sobra. Poderia até ter pedido para o seu compadre Roberto Teixeira custear seus estudos. Mas Lula não fez isso. Não fez porque prefere fazer o papel de vítima. Lula é esperto, minha gente. Bobo é quem acha que ele não sabe de nada. Se Lula não estudou é porque não quis, porque ele sabe que tem muita gente (a esquerda principalmente) que valoriza essa ignorância, essa falta de estudo. O que falta à Lula não é estudo e sim vergonha. Afinal, como disse Dona Júlia: “Vergonha é ser ignorante”. É vergonhoso ver um presidente louvando sua ignorância. Mais vergonhoso ainda é ver gente que aplaude.

Nenhum comentário: