segunda-feira, 28 de julho de 2008

O que mais pode acontecer?

Com certeza tem dinheiro sujo rolando nesta campanha. Com certeza tem político comprando voto (e se ele compra é porque tem gente que vende). Com certeza os candidatos à reeleição estão usando a máquina pública para garantir mais quatro anos no poder. Tudo isso todo mundo já sabe. Tudo isso é errado, mas, atualmente, perdemos a vergonha e dizemos que tudo isso descrito aí acima é normal e atire a primeira pedra o político que não fez caixa 2.
Mas podemos adicionar mais um caso na lista de coisas sujas que acontecem nas campanhas eleitorais. Os traficantes e os milicianos atuarão sim nestas eleições. Veja o que está acontecendo no Rio de Janeiro. Veja os candidatos que recebem o apoio do tráfico e das milícias. Veja que os moradores estão sendo pressionados a votar neste ou naquele cara porque o chefe do tráfico está mandando. Caso contrário, nem Deus sabe o que pode acontecer.
Além disso, deve-se levar em conta o medo dos candidatos à prefeitura carioca de subir nos morros. Quando vêem gente fumando maconha, gente com fuzil nas mãos, eles correm que nem o diabo corre da cruz ou pior, fingem que não percebem o que está acontecendo. Os candidatos dizem que estão indignados com os currais nas favelas. Eles estão indignados? Pois não deveriam! Quem deveria estar indignada é a população. Político não tem que estar indignado. Tem que estar pronto para fazer valer a lei seja na praia, seja no morro, em qualquer lugar. Tem que fazer valer o Estado legal e não fingir que não vê a ilegalidade a um palmo de distância do nariz de plástico.
Estas eleições têm os mesmos defeitos de sempre: compra de votos, caixa 2, uso indevido da máquina pública. Outra coisa que podemos incluir nestes defeitos: os traficantes e milicianos obrigando moradores de favelas a votarem neste ou naquele candidato do agrado deles. O que mais pode acontecer na Banânia?

Nenhum comentário: