terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dá pra acreditar?

Não vi nenhum diretor de instituto de pesquisa vindo a público dar uma satisfação ao eleitor depois dos erros cometidos durante o primeiro turno. O que parecia ser uma vitória retumbante de Dilma Rostock acabou sendo a realização do segundo turno. Até o dia 3 de outubro as pesquisas mostravam a candidata do Lula com 10, 15 pontos de vantagem para José Serra. Eles que previam a vitória fácil de Dilma foram surpreendidos pelo crescimento de Marina Silva.

E as pesquisas sobre o segundo turno saem do forno mostrando praticamente a mesma diferença entre Dilma e Serra. Dez, onze, doze pontos distanciam a petista do tucano. Será que dá pra acreditar? Aqui em Goiás nós temos exemplos de erros dos institutos de pesquisas. Desde 1998 que as pesquisas apontam um cenário e o pós-urna mostra outro completamente diferente. Candidato que aparecia como garantido no segundo turno de acordo com as pesquisas acabou ficando de fora quando o resultado das urnas foi divulgado.

Não digo não se deve mais fazer ou publicar pesquisas. Muito pelo contrário. Só não podemos tomá-la como a verdade ou a revelação do futuro. Nem acreditar nas previsões dos diretores dos institutos. Se dependesse deles Dilma Rostock já estaria preparando seu governo sem pedir autorização para a população.

Nenhum comentário: