sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Eles só pensam neles

Durante a campanha eleitoral vemos muitos políticos andando pelas ruas, fazendo promessas, abraçando o povo como se o povo fosse sua família. Beijos, abraços, apertos de mão. É amor para mais de metro. Mas tudo isso dura apenas o tempo da campanha. Depois eles vão para os cargos para o qual foram eleitos e esquecem da população.

Eu já sei, nobre leitor, que você já leu o que está escrito no parágrafo aí acima um monte de vezes. Escrevi de novo por conta da coluna da Dora Kramer de hoje. Começa ela: Dos dez partidos que integram a aliança que elegeu e a coligação que governará com Dilma Rousseff nenhum até agora se interessou por outro assunto que não fosse a defesa de seus próprios interesses.

O que nós temos visto no cenário político pós-eleição é isso mesmo. Vemos um PMDB querendo aumentar o número de ministérios, vemos um PR querendo expandir seu feudo, vemos um PP também querendo participar de forma mais ativa da festança. Não vemos nenhum partido da base aliada defender os interesses do Brasil, os interesses do povo que eles tanto abraçaram durante a campanha eleitoral.

Como vamos tirar o pré-sal das profundezas do oceano e transformá-lo em riqueza para o povo brasileiro sem agredir o meio ambiente? Como faremos as reformas que o país tanto precisa para desenvolver para valer, sem voo de galinha? E tantas outras perguntas que os políticos precisam responder com urgência e que, até agora, não foram respondidas. 

Os políticos que hoje brigam por um ministério melhor e maior foram eleitos pelo povo brasileiro. Os políticos que só pensam em seus interesses só estão aonde estão porque nós os colocamos aonde eles estão. Se um Michel Temer da vida fica com cara de poucos amigos quando Dilma Rostock ameaça deixá-lo de fora da equipe de transição é porque nós o colocamos aonde ele está. Infelizmente nós não aprendemos a votar. Eu sei, nobre leitor, que você já leu isso um monte de vezes, mas é que nós erramos tanto quando votamos que preciso voltar ao mesmo assunto. Enquanto nós não aprendermos a votar ou votarmos corretamente e cobrar dos eleitos não somente o cumprimento das promessas de campanha, mas soluções para os problemas do Brasil sempre leremos nas páginas de política esses políticos defendendo os seus interesses e deixando os interesses do povo brasileiro de lado. 

Nenhum comentário: