quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mas Lula não tinha feito tudo?

Um trecho da Folha online sobre o que o ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante disse sobre o sistema de alertas e prevenção de desastres não ter saído do papel: 

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, reconheceu nesta quinta-feira que os governos anteriores não implantaram um sistema nacional de alerta e prevenção de desastres, embora ele estivesse previsto em decreto publicado em 2005, no primeiro mandato do presidente Lula.

Esse sistema de alerta foi anunciado no início desta semana em resposta aos danos provocados pela fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. Entre as medidas anunciadas pelo governo estão a compra de 700 pluviômetros e novos radares e o aviso de alerta às populações em áreas de risco até seis horas antes do evento climático.

'Nós não fizemos isso em 510 anos, [mas] vamos fazer isso o mais rápido possível. Os prefeitos não fizeram, os governadores não fizeram, os governos anteriores não fizeram', disse Mercadante, em entrevista ao programa 'Bom Dia, Ministro', da rede estatal de rádio e TV. 

Comentário
O grifo acima é meu. Em 510 anos não fizemos o que deveria ser feito. Ué, mas Lula não fez o que deveria ser feito desde quando Pedro Álvares Cabral pisou nesta terra? Mercadante cita "os governos anteriores". Então o governo Lula está no bolo assim como os ex-presidentes aliados do lulismo José Sarney e Fernando Collor de Melo. O governo Fernando Henrique Cardoso já está neste bolo desde quando o PT assumiu o Planalto.

A propósito, o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi reeleito nas eleições do ano passado. Então Mercadante também joga a culpa no colo dele. Em pensar que Dilma Rostock e Lula usaram o governo do Rio como vitrine para o Brasil inteiro. Eita propaganda enganosa.

De tanto colocar a culpa no governo anterior os dilmistas esquecem que eles faziam parte do tal governo e quem liderava era o mesmo que dizia que fez tudo que deveria ser feito desde quando Pedro Álvares Cabral pisou nestas terras. Aos poucos o próprio governo Dilma vai apontando as falhas e omissões do seu antecessor.

Nenhum comentário: